A utilização do laser na odontologia é uma das grandes inovações no tratamento odontológico nos últimos anos para reparação de tecidos e um importante agente coadjuvante no tratamento odontológico convencional ou usado isoladamente em algumas patologias.
O laser tem ação anti-inflamatória e poder de regeneração tecidual. Na odontologia, estes fatores permitem a diminuição do desconforto e uma recuperação mais rápida, imediatamente após a primeira aplicação do laser. Isto também se deve ao poder bioestimulante do laser.
O laser de baixa intensidade tem mostrado excelentes resultados no controle da dor, redução dos processos inflamatórios e na aceleração da cicatrização.
INDICAÇÕES E APLICABILIDADE DO LASER NA ODONTOLOGIA

-Promove o alívio de dores de diversas etiologias, incluindo hiperestesia dentinária, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e de pós-operatório;

-Podemos ainda utilizar o laser para irradiar pontos gatilho em dor miofacial, como meio eficaz de tratamento de dor orofacial;

-Reparação Tecidual com a fotobioestimulação por laser  após o tratamento endodôntico do elemento dental acometido, bem como nos casos de lesões traumáticas, viróticas ou no pós-operatório promovem uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade histológica superior;

-Redução de edema e de hiperemia (efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório). É bastante satisfatória também, sua aplicação em pós-operatório de procedimentos no campo da periodontia, assim como no pós-operatório de exodontias dentárias, principalmente se esta for traumatizante ou complicada;

-Hipersensibilidade dentinária é um problema que atinge atualmente grande parte da população. Além de causar desconforto bucal gera uma série de inconvenientes na vida psicossocial do indivíduo levando-o a restrições alimentares;

-Dores na articulação temporo-mandibular – Um tratamento da ATM que seja apenas à base de laser, dificilmente produzirá resultados duradouros, fundamentalmente, pelos mesmos motivos que um tratamento medicamentoso também não resolve sozinho, apenas ajudam no controle da dor e da inflamação;

– Parestesias e paralisias faciais- A Laserterapia pode ser utilizada como forma terapêutica, pois ajuda na reparação do nervo periférico devolvendo a sensibilidade.
A paralisia facial é uma doença dos nervos da face cujos sintomas freqüentemente são muito assustadores para o paciente. Existem duas formas: idiopática e sintomática;

-A Mucosite é uma doença da boca provocada por quimioterapia e radioterapia e é um dos principais efeitos colaterais indesejáveis no tratamento do câncer. A dor associada a mucosite, dificulta a mastigação, a deglutição e freqüentemente é causa de interrupção temporária do tratamento e de atraso na recuperação do paciente. A Laserterapia é indicada para prevenir e tratar essa patologia, podendo ser utilizada tanto isoladamente quanto em associação com medicamentos. Conseqüentemente trará alivio da dor, maior conforto ao paciente, controle da inflamação, manutenção da mucosa integra e um maior reparo tecidual;

– Xerostomia (“boca seca”)Pacientes que recebem Radioterapia nas regiões Cervical, Cabeça, Pescoço e Cavidade Oral ocorrem o comprometimento das Glândulas Salivares maiores e menores causando invariavelmente a Xerostomia (Diminuição no Fluxo Salivar);

-O herpes labial normalmente se manifesta por um período de sete a dez dias e envolve três fases. Na etapa inicial, que dura de um a dois dias, o paciente costuma sentir um formigamento na região afetada. Na segunda, que se prolonga por cinco a sete dias, ocorre a erupção das bolhas. Geralmente com a duração de três dias, a terceira fase se caracteriza pela formação de feridas na área atingida. Além de diminuir o período de manifestação do herpes, a laserterapia tem ação analgésica, ou seja, reduz as dores causadas pelo mal;

-Aftas A Laserterapia alivia as dores, aumenta a imunidade local do paciente e minimiza o tempo de cicatrização da lesão. O laser atua como importante agente antiálgico e favorece de maneira bastante eficaz a reparação tecidual da região lesada;

-Alveolites O tratamento da alveolite visa, sobretudo a cura da infecção e o alívio da dor provocada, procurando substituir o osso necrosado por osso normal, propiciando o ciclo regenerativo do osso que, seguindo um processo normal, demora um período de 2 a 3 semanas;

-Bioestimulação ósseo em cirurgia oral menor, acelera o tempo de reparação e melhora a qualidade histológica; em endodontia, utilizamos para regeneração de lesões apicais de difícil solução e que não respondam a tratamentos convencionais; em periodontia, é utilizado para pacientes com reabsorções radiculares;

-Cárie em casos de sensibilidade pós-preparo cavitário, elimina a sensação de desconforto, além de minimizar o tempo e melhorar a qualidade da reparação tecidual.
saiba mais sobre cáries;

-Endodontia (tratamento de canal)A Laserterapia tem um efeito analgésico, cicatrizante e anti-inflamatório;

-Clareamento dentário a laser feito no consultório proporciona dentes mais brancos em um período de tempo mais curto. Com um diagnóstico preciso, o clareamento dentário a laser pode ser o tratamento mais simples e menos invasivo para clarear dentes escurecidos. O clareamento dentário a laser pode, também, diminuir ou eliminar muitas manchas em dentes que foram submetidos a tratamento de canal.

-Ação antimicrobiana em bolsas periodontais e canais radiculares (quando utilizada a técnica da terapia fotodinâmica (PDT)Ação antimicrobiana como um antibiótico local. Ação contra fungos, bactérias, vírus e parasitas.

LASERTERAPIA NA ODONTOLOGIA