A halitose não pode ser explicada por um único mecanismo. Existem casos de origem fisiológica (que requer apenas orientação), patológica (que requer tratamento), por razões locais (feridas cirúrgicas, cáries, doenças periodontais e outros) ou ainda por razões sistêmicas (diabetes, distúrbios renais, prisão de ventre e outros). Por este motivo é que o sucesso do tratamento está vinculado a um bom diagnóstico.
Por que o portador da halitose não percebe o seu problema?
Porque o olfato se adapta ao odor, por tolerância. O epitélio olfatório rapidamente se cansa ou fadiga, se acostumando ao odor e falhando na percepção (chamada fadiga olfatória). Desta forma, empouco tempo, o paciente com halitose se acostuma ao próprio mau hálito.
Já fiz tratamento de úlcera e gastrite e continuo com mau hálito. Por quê?
Porque a gastrite e úlcera estomacais não provocam a halitose. Entretanto, outros problemas de origem gástrica como eructações (arrotos) e refluxos gastro-esofágicos (golfadas) podem causar alteração no hálito do paciente.
Faço dieta para emagrecer e agora tenho mau hálito. Por quê?
Devido à queima de gordura, que produz gases de odores fortes,potencializado pela hipoglicemia.
Qual é a importância de cuidar da halitose?
São diversos os motivos:
Restrição social:O indivíduo portador da halitose sofre discriminação em seu grupo  social. É vítima do distanciamento em sua relação afetiva;
A halitose agride as pessoas que convivem com o portador;
Doenças sistêmicas: algumas doenças sistêmicas apresentam como um dos mais evidentes sinais a alteração do hálito. Podem apresentar sinais de halitose as alterações das vias aéreas superiores e inferiores, disfunção renal, hepática ou intestinal, diabetes, alteração hormonal, depressão e outras patologias;
Doenças locais: é cada vez mais concreta a relação entre a halitose e problemas na boca como doenças periodontais, próteses mal adaptadas, cáries, redução do fluxo salivar além da presença da saburra lingual.
O que é saburra lingual?
A saburra é como uma placa bacteriana lingual. De consistência viscosa, de cor branca ou amarela. A saburra adere ao dorso da língua, em maior proporção no terço posterior. As bactérias presentes são do tipo anaeróbicas proteolíticas, que produzem odor desagradável no final de seu metabolismo.
Como identificar um portador da halitose?
Alguns indivíduos acreditam ser portadores de halitose. Em alguns casos no entanto, ela é puramente imaginária. A melhor forma é perguntar a uma pessoa de seu convívio e confiança se o seu hálito está alterado e ou costuma ser forte.
Qual é a causa do mau hálito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *